Marechal Emilio Luiz Mallet
Patrono da Artilharia
O Marechal Emílio Luiz Mallet – Barão do Itapevi foi consagrado, por Dec. 51424 de 13 mar 1962, patrono da Arma de Artilharia, em cujo seio se forjou e se firmou com o honroso título de Artilheiro Símbolo do Brasil.
Mallet nasceu em Dunquerque – França, em 10 junho 1801, e faleceu no Rio de Janeiro, em 2 janeiro 1866, depois de 68 anos de devotamento à construção de sua nova pátria, na paz e na guerra. Seus restos mortais repousam no mausoléu erguido em Santa Maria – RS, junto ao 3º Grupo de Artilharia de Campanha, o REGIMENTO MALLET.
Como tenente, no comando de duas peças de Artilharia, Mallet teve atuação marcante na batalha de Passo do Rosário, de 20 fevereiro 1827. Na guerra contra Oribe e Rosas (1851-52), como capitão, fez toda a campanha contra Oribe no comando do 1º Regimento, então tracionado por bois. Data, de então, a tradição da unidade chamar-se “Boi-de-botas”, em razão dos bois que, de tanto atravessarem lodaçais, no inverno, davam a impressão de estarem calçando botas.
Mallet teve como ponto culminante e mais glorioso de sua carreira à frente do 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, o atual Regimento Mallet, na batalha de Tuiuti, em 24 maio 1866. Ali, com seu regimento na vanguarda e em posição, atrás de um fosso escavado com auxílio inclusive do Batalhão de Engenheiros e manobrando com rara habilidade e competência sua “Artilharia-Revólver”, cumpriu sua determinação assim expressa no calor da luta: “Por aqui eles não passam”. Foi o primeiro a suportar e a repelir as massas inimigas que, a todo o custo, pretendiam romper a posição aliada. Isto lhe valeu promoção a coronel por bravura.
Mallet sublimou as Virtudes Militares de bravura, coragem, devotamento e abnegação, como oficial do Exército, em todas as guerras externas do Império do Brasil: Guerra da Cisplatina (1825-28); Guerra contra Oribe e Rosas (1851-52); Guerra contra Aguirre (1864); e Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1865-70).
Em pé: Carlos Alberto B. Ribeiro, Ari B. Coelho, Flávio L. Piccolo, Arildo K. Hanning, João Antonio da Silva e Ismael dos R. Pires. De Joelho: Henrique J. Nunes Pereira e Henrique Costa Neto.
Da Esq p/Dir: Wolmar de M. Appel, Mário R. Corsetti, Mário Gerotto, Nerival V. Vilela, Paulo J. Costa David e Aldo R. Pfeifer.
Da Esq p/Dir: Francisco C. O. Batista, Sebastião R. Romualdo, Juraci M. da Silva, Claudinei Terra Brandão, José Geraldo de Oliveira, Luiz E. Araújo Lima, Walter Nunes Vianna e Sérgio A. Domingues.
Em pé: Gessivaldo R. G. de Sá, Solano A. Silveira de Oliveira, Perciliano Terra da Silva e Luiz Gonzaga M. Farias. Sentados: Jorge da Silva Pinto, Tarciso L. de Sousa, Luiz C. Azevedo, Luiz C. M. Martins e Waldo J. Vicente.
Em pé: Edson Braida, Dorival Magdaleno Dutra, Alberto F. Marques, Felipe R. Trevisan, José A. Dotto e Enio V. Reis. De Joelho: Ivo Lopes Fernandes, Pedro de Alcântara G. Ramos, Paulo C. A. Guedes e Aloisio Dias Perantoni.
Da Esq p/Dir: João Pegoraro dos Santos, Jorge A. M. Leal, Edenir F. da Silva, Waldenir A. Assad, Paulo Roberto Hammars e Celso B. Feitosa.
Em pé: José Ubirajara Martins, Manoel Nascimento Lopes, Pedro Wilson Moreira, Paulo Roberto Pillar e José M. Rodrigues. De Joelho: Luslan de Oliveira, Almir S. de Ávila, Manoel Bezerra Dutra e José Albino da S. Filho.
Ordem Alfabética
01 - Alberto F. Marques
02 - Aldo R. Pfeifer
03 - Almir S. de Ávila
04 - Aloisio Dias Perantoni
05 - Ari B. Coelho
06 - Arildo Kuss Hanning
07 - Carlos Alberto B. Ribeiro
08 - Celso B. Feitosa
09 - Claudinei Terra Brandão
10 - Dorival Magdaleno Dutra
11 - Edenir F. da Silva
12 - Edson Braida ........................in memórian
13 - Enio V. Reis
14 - Felipe R. Trevisan
15 - Flávio L. Piccolo
16 - Francisco C. O. Batista
17 - Gessivaldo R. G. de Sá
18 - Henrique Costa Neto
19 - Henrique J. Nunes Pereira
20 - Ismael dos R. Pires
21 - Ivo Lopes Fernandes
22 - João Antonio da Silva
23 - João Pegoraro dos Santos....... in memórian
24 - Jorge A. M. Leal
25 - Jorge da Silva Pinto
26 - José A. Dotto
27 - José Albino da S. Filho
28 - José Geraldo de Oliveira
29 - José Maria Rodrigues
30 - José Ubirajara Martins
31 - Juraci Martins da Silva
32 - Luiz C Azevedo
33 - Luiz C. M. Martins
34 - Luiz E. Araújo Lima
35 - Luiz Gonzaga M. Farias
36 - Luslan de Oliveira
37 - Manoel Bezerra Dutra
38 - Manoel Nascimento Lopes
39 - Mario Gerotto
40 - Mario R. Corsetti
41 - Nerival V. Vilela
42 - Paulo Cesar Alves Guedes
43 - Paulo J. Costa David
44 - Paulo Roberto Hammarstron
45 - Paulo Roberto Pillar
46 - Pedro de Alcântara G. Ramos
47 - Pedro Wilson Moreira
48 - Perciliano Terra da Silva
49 - Sebastião R. Romualdo
50 - Sergio A. Domingues
51 - Solano A. Silveira de Oliveira
52 - Tarciso L. de Sousa
53 - Waldemir A. Assad
54 - Waldo J. Vicente
55 - Walter Nunes Vianna
56 - Wolmar de M. Appel